quarta-feira, 16 de abril de 2008

Obesidade

A obesidade é o maior problema de saúde da actualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais, é hereditária e constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio nos nutrientes, induzindo entre outros factores pelo excesso alimentar. O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças. O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade actual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida actual.

A obesidade relaciona-se com dois factores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.

A nutrição tem importância no aspecto de que uma criança super-alimentada será provavelmente um adulto obeso. O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células especiais, um processo irreversível, que é a causa principal de obesidade para toda a vida. Hoje, consumimos quase 20% a mais de gorduras saturadas e açúcares industrializados. Para emagrecer, deve-se pensar sempre, em primeiro lugar, no compromisso de querer assumir o desafio, pois manter-se magro, após o sucesso, será mais fácil.

Sem comentários: